Campanha Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.
No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
Para movimentar e auxiliar nas ações, o grupo ASSIS FORTES adotou a campanha MAIO AMARELO, onde será abordado o seguinte tema: Condução Segura e Direção Defensiva, com o intuito da campanha é evidenciar a importância do tema da segurança no trânsito e propagar campanha educativa com seus colaboradores.
O QUE É DIREÇÃO DEFENSIVA OU DIREÇÃO SEGURA?
A direção defensiva é uma direção segura, que prioriza o cuidado e a atenção plena no trânsito, evitando acidentes, imprevistos e, ainda, contribuindo para um consumo de combustível dentro do esperado.
Separamos 8 dicas importantes para uma direção mais segura:
1. Fazer manutenção preventiva
A manutenção preventiva está totalmente ligada ao conceito de direção segura. Isso porque, no momento da revisão, o mecânico consegue diagnosticar itens que estão próximos ao fim de sua vida útil. Assim, eles devem ser substituídos antes que parem de funcionar – e, consequentemente, comprometam a segurança do veículo.
2. Prestar atenção nos pneus
Por falar em prevenção, prestar atenção aos pneus é uma atitude fundamental de quem procura a direção segura. Afinal, pneus bem calibrados e em condições adequadas de utilização ajudam o condutor a controlar melhor o carro.
3. Respeitar limites de velocidade
Quanto à conduta do condutor para promoção da direção segura., respeitar os limites de velocidade entra como uma atitude fundamental. Isso porque esses limites condizem com as condições da via – como inclinação, visibilidade, raio das curvas e movimentação de outros veículos ou pedestres – e existem para que todos possam transitar pelo espaço de forma a evitar colisões, choques e capotamentos.
4. Redobrar a atenção nas ultrapassagens
Ultrapassar de forma segura significa realizar a manobra apenas em locais permitidos – e mesmo neles, só quando a visibilidade for total.
5. Dirigir em condições físicas e emocionais adequadas
Além de ser crime, sob efeito de álcool ou drogas é uma atitude que coloca em alto risco a vida do condutor, dos passageiros e de outras pessoas que transitam no percurso. O mesmo ocorre quando o motorista está com suas capacidades comprometidas por conta de sono ou de forte indisposição física e emocional. Sendo assim, dirigir é uma atividade que exige do condutor sobriedade e bem-estar.
6. Reduzir velocidade em caso de chuva
A direção segura também conta com comportamentos preventivos relacionados às condições climáticas. Por isso, em caso de chuva – quando as chances de derrapar aumentam – a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção. E se a chuva engrossar a ponto de prejudicar demais a visibilidade, procurar um lugar seguro (ou seja, estacionamento) para se abrigar até o temporal passar é a melhor alternativa.
7. Usar cinto de segurança
Além de obrigatório por lei, o cinto de segurança entra como um dos principais aliados da direção segura – no caso de acidente, ele reduz em até 50% o risco de morte para quem está no banco dianteiro e em até 75% para passageiros do assento de trás, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, divulgada em artigo do Ministério da Saúde.
Portanto, ao entrar no carro é indispensável que motorista e passageiros afivelem o cinto e só o soltem quando o carro estacionar definitivamente.
8. Mão no volante e atenção no trânsito
Esteja sempre com as mãos no volante e evite tirá-las para outras coisas além de trocar a marcha. Em um momento de risco é essencial que você esteja apto a manobrar rapidamente, de forma prevenir uma colisão ou outros acidentes. Por isso, jamais utilize o celular ou fique com outros objetos que impossibilitem sua mão de desenvolver corretamente a atividade que você está fazendo.
A conscientização é fundamental. Motoristas mais responsáveis e bem-capacitados dirigem com mais cautela e segurança, proporcionando uma redução importante em acidentes de trânsito.